O PARAMOTOR é mais uma modalidade que a PARAPENTE SUL foi a pioneira no estado de SC e no Brasil.
Iniciamos a voar este equipamento em 1994 e , ao longo de muitas e muitas horas de voo acumuladas, montamos nossa proposta didática no ensino deste esporte.
A nossa experiência mosta, primeiro o aluno deve saber voar de parapente para depois fazer a adptação ao paramotor, seguindo uma lógica de que primeiro se aprende a andar de bicicleta e depois de moto.
A prática do PARAMOTOR possibilita uma liberdade maior , em termos de locais de voo e possibilidades de utilização e, exatamente aí que mora o perigo. Muitas vezes pilotos mal formados e mal informados , podem se colocar em situações de risco desnecessárias, onde o conheciento prévio das técnicas de voo, navegacão e pilotagem , são imprensindíveis ao sucesso da prática neste esporte maravilhoso.
O Paramotor é mais uma modalidade que a Parapente Sul foi pioneira no estado de Santa Catarina e no Brasil.
Começamos a voar com este equipamento em 1994, e após muitas e muitas horas de voo acumuladas, montamos nossa proposta didática para o ensino deste esporte.
A nossa experiência mostra: primeiro, o aluno deve saber voar de parapente para depois se adaptar ao paramotor, seguindo a lógica de que primeiro se aprende a andar de bicicleta, e depois de moto.
A prática do Paramotor possibilita voar em locais onde não existem montanhas, também sobre praias e campos mas, em teoria, as suas possibilidades de voo ficam ampliadas.E é exatamente aí que mora o perigo. Muitas vezes, pilotos mal formados podem se colocar em situações de risco desnecessárias, onde o conhecimento prévio das técnicas de voo, navegação e pilotagem são imprescindíveis para que se tenha sucesso na prática deste esporte maravilhoso.
Neste sentido que a nossa formação de pilotos de Paramotor, requer um conhecimento prévio do vem a ser o voo e seus fatores de segurança, risco e legislação.
Na nossa proposta didática do ensino do Paramotor, os alunos iniciam nas Dunas, com o voo livre ( veja informações do curso básico).
Uma vez que os alunos já estão fazendo decolagens, voos e pousos suaves sem o motor, começam a desenvolver o domínio do equipamento com o motor DESLIGADO nas costas do piloto. Então começamos a fazer algumas decolagens de pequenas Dunas com o motor nas costas , mas sem funcionar. Os alunos fazem pequenos voos com o motor nas costas, novamente sem o motor estar funcionando.
Ensinamos as técnicas de colocar em funcionamento o motor, lembrando que uma boa parte dos acidentes de Paramotor, ocorrem em solo, este é um tópico fundamental do aprendizado.
Após estes período de treinamentos, o aluno fará alguns voos duplos com o instrutor, para aprender os procedimentos de aceleração, ganho e perda de altura, navegação e vivenciar as técnicas de decolagem e pouso.
Chega a hora do aluno fazer seus primeiros voos solo, com o auxílio do instrutor via rádio.
Monitoramos os 10 primeiros voos do aluno.
Este curso é voltado aos pilotos de voo livre ( parapente) que querem iniciar a voar de PARAMOTOR também.
Toda a bagagem trazida do voo livre, ajuda e muito nesta adaptação, os pontos a serem trabalhados são toda parte de manuseio do motor, mudança do centro de gravidade do conjunto, onde o piloto que vem do voo livre precisa se adaptar, posicionamento de corrida na decolagem e reposicionamento do corpo para pouso, esta adaptação à mudança do centro de gravidade do conjunto é algo bem marcante para quem vem do voo livre.
Também todos os procedimentos de segurança necessários para se voar de Paramotor, legislação e licenças de habilitação